GGE - Educação para toda a vida

Voltar

Vagas ociosas do Vestibular da UPE serão destinadas ao Sisu


14/07/2010
Do JC Online

Mais um motivo para os estudantes participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá dias 6 e 7 de novembro. As vagas que sobrarem do vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), após as matrículas e remanejamentos, deverão ser disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), organizado pelo Ministério da Educação (MEC). Para concorrer no Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem. No primeiro semestre deste ano, a UPE teve sobra de cerca de 70 vagas.

“Vamos apresentar essa proposta na próxima reunião do conselho universitário. Queremos que as vagas remanescentes sejam ofertadas no Sisu. Porque não é interessante, para nenhuma universidade, deixar vaga ociosa”, destacou o reitor Carlos Calado. Para começar a valer, é preciso que a proposta seja aprovada pelo conselho universitário. A reunião que tratará do assunto está marcada para dia 30 deste mês. A possibilidade de não aprovação é, na avaliação da reitoria, muito remota.

As matrículas da UPE, para os alunos novatos, estão marcadas para janeiro de 2011. A previsão é de realização de seis remanejamentos. Esse número, no entanto, pode variar, pois o remanejamento só acontece se houver vaga não preenchida nas matrículas. “A vaga pode ser remanejada até o semestre letivo não ultrapassar 25% da carga horária. Depois disso, fica ociosa, pois o aluno não tem como ser aprovado nas disciplinas”, explica a pró-reitora de graduação e presidente da comissão de vestibular, Izabel Avelar.

Ela destaca que a regulamentação da lei federal 12.089, no final do ano passado, proibindo um estudante ocupar, simultaneamente, mais de uma vaga de graduação em universidades públicas (de autoria do deputado Maurício Rands), aumenta as chances de remanejamentos nos vestibulares.

Sobre a utilização do Enem no vestibular deste ano, o reitor e a pró-reitora reafirmaram que apenas o conteúdo da avaliação nacional será cobrado. “O formato do nosso vestibular será igual ao do ano passado, com etapa única e três dias de provas. O programa também é o mesmo do último concurso”. observou Izabel. Até o fim deste ano, a universidade espera aprovar, no conselho universitário, como será o processo seletivo que acontecerá no final de 2011. “Pretendemos anunciar com bastante tempo para que escolas e alunos se organizem e não sejam pegos de surpresa”, enfatizou Calado.

Para o vestibular seriado (realizado durante três anos seguidos), a expectativa é aumentar o percentual de vagas para o concurso que acontecerá no ano que vem. Para este ano, permanece 20% do total de vagas. A ideia seria passar para 40%
Fonte: JC Online

 
Comentar

Seu nome:


Texto:
Enviar

Seu nome:

Seu email:

Email destinatário:

Mensagem complementar: